Ementa
- A disciplina tem como objetivo apresentar o processo de pesquisa acadêmica aos alunos de doutorado realçando as diferentes metodologias existentes e discutir as etapas de pesquisa e o seu conteúdo, enfatizando a pesquisa em Ciência da Computação.
- Durante a disciplina, os alunos iniciam a reflexão sobre o processo que será utilizado na elaboração de suas teses e exercitam o conhecimento adquirido através da análise crítica de teses de doutorado e outros trabalhos de pesquisa. Eles também fazem a mentoria de alunos de mestrado ao longo da disciplina e participam de bancas onde seus mentorados de mestrado apresentam seus projetos. Ao final da disciplina, os alunos de doutorado apresentam seus próprios Projetos de Pesquisa a uma banca formada por professores do PPGI e convidados externos, como ex-alunos do PPGI. Os Projetos de Pesquisa versam sobre tema da linha de pesquisa do aluno e podem ser desenvolvidos posteriormente conforme diretrizes do orientador a fim de dar origem à tese final do aluno.
Para alcançar estes objetivos, a disciplina percorre os seguintes tópicos:
Ciência
- critérios de cientificidade
- definições: monografia / dissertação / tese
- escolha do tema e da pergunta
- relação entre bibliografia, pergunta da pesquisa e hipóteses
Referencial teórico
- A leitura crítica e fichamento
- Formatação e Referências: SiBI / UFRJ
- Publicação e pontos: CAPES
- Métodos Sistemáticos de Revisão de Literatura
- Gerenciadores de documentos (referências e citações)
Metodologia de pesquisa
- Os paradigmas de pesquisa
- Os métodos existentes
- O projeto da pesquisa
A execução do projeto de pesquisa
- O questionário e a coleta de dados
- A análise dos resultados
- A redação da monografia
Bibliografia
O livro-texto da disciplina está em negrito.
- Alves, M., Como Escrever Teses e Monografias: um roteiro passo a passo, Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
- Castro, C. M., A Prática da Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
- Creswell, J. W., Research Design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks: Sage,1994.
- Creswell, J. W., Qualitative Inquiry and Research Design: choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage,1998, cap. 8, p. 139-165.
- Dias, D. S.; Silva, M. F.; Como Escrever uma Monografia: Manual de elaboração com exemplos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2010. (Livro-texto)
- Eco, U., Como Se Faz Uma Tese. 19 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
- Kuhn, T.S., A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1990.
- Luckesi, C.C. et al., Fazer Universidade. São Paulo: Cortez, 1986.
- Marcondes, D., Cultura e Modernidade: Ciência e Filosofia, In: Rocha, Everardo (org). Cultura e Imaginário. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. p. 19-36.
- Salomon, D. V., Como Fazer uma Monografia, 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- Selltiz, C. et al, Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: E.P.U., 1974, cap. 7.
- Smeltzer, L. R., Gilsdorf, J. W., How to use your time efficiently when writing. Business Horizons, p.61-64, Nov-Dec 1990.
- Vergara, S.C., Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 1997, 90p.
- Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M.C., Regnell, B., Wesslén, A., Experimentation in Software Engineering: An Introduction, 2000, 228 p., Hardcover, ISBN: 0-7923-8682-5
- Yin, R.K., Applications of Case Study Research. Newbury Park: Sage, 1994.