Objetivos Gerais: Nesta disciplina o aluno trabalhará conceitos avançados de Gestão do Conhecimento. Além disto, o aluno conseguirá correlacionar os temas anteriormente aprendidos, bem como identificar como eles auxiliam projetos de Gestão do Conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Analisar os fundamentos teóricos e metodológicos da gestão do conhecimento
- Discutir as principais abordagens de gestão do conhecimento e suas diferentes perspectivas, incluindo aspectos humanos, de colaboração, cultura organizacional, etc.
- Aprender processos de implantação da Gestão do Conhecimento
- Analisar técnicas e ferramentas de auxílio à GC
- Analisar aplicações, casos e principais tendências no tema.
- Analisar técnicas para aquisição do conhecimento
- Analisar indicadores de mensuração do conhecimento
- Discutir técnicas de análise de redes sociais
Ementa:
Dado x Informação x Conhecimento; Gestão do Conhecimento – Definição; Processos de GC; Complexidade do conhecimento; Teorias e princípios da gestão de conhecimento e suas aplicações; Comunidade de Práticas; Capital Intelectual; Inteligência Competitiva; Métricas; Técnicas de aquisição de conhecimento; Análise de Redes Sociais; Aprendizagem Organizacional; Inovação; Sistemas e ferramentas de gestão do conhecimento; Casos de Sucesso
Bibliografia:
- TIWANA, AMRIT; Knowledge Management Toolkit, The: Practical Techniques for Building a Knowledge Management System; Pearson Education (1999)
- TARAPANOFF, K.; Inteligência Competitiva e Organizacional; UnB (2000)
- WOODS, JOHN; CORTADA, JAMES; The Knowledge Management Yearbook; Butterworth-Heinemann (2000)
- SCHREIBER, G. et al.; Knowledge Engineering and Management: The CommonKADS Methodology; The MIT Press (1999)
- NONAKA, I. & TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como
- as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
- DAVENPORT, T. H. & PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual Rio de Janeiro: Campus, 1998.
- DAVENPORT, T. Reengenharia de Processos. São Paulo: Campus, 1994.
- KANTER, Rosabeth Moss e outros. Inovação. São Paulo, Negócio Editora, 1998.
- STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem. São Paulo, Futura, 1997.
- STEWART, Thomas A.. Capital intelectual. Rio de Janeiro, Campus, 1998.
- TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafioempresarial. São Paulo, Negócio Editora, 2.000.
- TAYLOR, W.C., LaBarre, P. Inovadores em ação. Sextante, 2006.