Aluno do PPGI/UFRJ desenvolve aplicativo para defesa civil

Novo aplicativo vai auxiliar ações da Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Nova Friburgo apresentou nesta quarta-feira, 22/1/2020, um aplicativo elaborado pela Defesa Civil, Secretaria de Ciência e Tecnologia e alunos da graduação do curso de Sistemas de Informação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), desenvolvido pelo professor Dacy Câmara Lobosco.

SenseApp, fruto de tese de doutorado em Informática de Dacy Lobosco (PPGI/UFRJ), tem por objetivo auxiliar a Secretaria de Defesa Civil na prevenção de emergências ocasionadas por chuvas fortes.    O software informará a comunidade sobre as ações e percepções da Defesa Civil, embasado em dados e informações provenientes de agências meteorológicas e nacionais de Defesa Civil; avisará à Defesa Civil a percepção da população sobre a chuva que está ocorrendo em sua localidade; e construirá um veículo de comunicação e interação entre a população e a Defesa Civil, com relação a percepção das chuvas, além de comunicar e entender as ações de prevenção necessárias. poderá ser utilizado para prevenção de emergências em eventos de chuvas fortes.