Ementa:
Modelos conceituais, modelos intuitivos, modelos mentais: definição e classificação;
Aspectos da pesquisa sobre modelos mentais em Educação;
Modelagem e simulação no computador: um paralelo com os modelos mentais;
Linguagens e ambientes de modelagem computacional: características, exemplos;
Utilização de ambientes de modelagem computacional em Ensino de Ciências.
Bibliografia:
- – Bliss, J., Mellar, H., & Ogborn, J. (1992a). Tools for Exploratory Learning Programme – Technical Report 3: Semi-quantitative Reasoning – Exploratory (ESRC Information Technology In Education Initiative – End of Award Report). King’s College London, Imperial College, Institute ofEducation – London.
- – Bliss, J., Mellar, H., Ogborn, J., & Nash, C. (1992b). Tools for Exploratory Learning Programme – Technical Report 2: Semi-quantitative Reasoning – Expressive (ESRC Information Technology In Education Initiative – End of Award Report). King’s College London, Imperial College,Institute of Education – London.
- – Gentner, D., & Stevens, A. (Eds.). (1983). Mental Models. Hillsdale,NJ: Lawrence Erlbaum Associates
- – Hobbs, J. R., & Moore, R. C. (Eds.). (1985). Formal Theories of the Commonsense World. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation..
- – Johnson-Laird, P. N. (1983). Mental Models: Towards a cognitive science of language, inference and consciousness. Cambridge, MA:Harvard University Press.
- – Kurtz dos Santos, A. C. (1995). Introdução a Modelagem Computacional na Educação. Rio Grande: Editora da Furg – Brazil.