Objetivos:
Apresentar as principais questões relativas à cognição e suas relações com a área de Informática e Educação, de forma a introduzir o tema aos alunos da disciplina, levando-os a desenvolver um olhar crítico na área.
Organização:
O curso está basicamente organizado em torno de seis diferentes temas relativos as áreas de cognição, informática e educação. Ao longo do curso os tópicos são apresentados nas aulas presenciais e aprofundados a partir de leituras de texto, visitas à escolas, seminários coordenados pelos alunos, discussões na web e exploração de recursos computacionais no laboratório do curso.
Ao longo do curso alguns professores/especialistas que atuam ou participam de projetos voltados para a informática e educação são convidados a falar aos participantes.
Ementa:
Historico da Informática e Educaçao no Brasil e no mundo
Introdução a Psicologia e Psicologia cognitiva e suas relações com Informática e Educação (Apresentação das linhas de pesquisa e utilização dos recursos informáticos em educação e sua relação com as teorias psico-pedagógicas)
O software na sala de aula: formas e propostas de uso
Laboratório de Ciências e uso de tecnologias
Ensino a distância X ensino com a web
O trabalho com projetos e tecnologias na sala de aula
Bibliografia:
- Informática educativa no Brasil: Um pouco de história – Maria Candida Moraes
- Diferentes usos do computador na Educação – Armando Valente
- Computadores na Educação.: POrque, Quando e Como – Valdemar Setzer
- Learning by Laptop – Revista Time – Março/98
- Computador na Escola: Um brinquedo a mais ? – Bruno Vitale
- O conhecimento psicologico e suas relações com a Educação – Elvira C. A. Souza Lima – Cadernos em Aberto No. 48 – 1990
- Livro: How children think and learn – David Wood
- Livro: A First Course in Psychology – Nicky Hayes – Caps 7 e 8
- Informatica educativa ou o computador na escola ? – Bertino F. Becker
- modelagem, calculadora gráfica e interdisciplinaridade na sala de aula de um curso de cienciências biológicas. – Marcelo Borba e outros
- A Assimilação da informática. pela escola – Paulo Gileno
- Learning Mathematics and Logo – Bruno Vitale
- Learning about learning – Novak
- O que é robotica educacional ? – Texto da UFRGS
- Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados no uso de dispositivos roboticos – João Vilhete
- Revista Em Aberto – ensino de ciências – No. 55 / 1992
- Oficina de robotica no ambiente lego-logo –
- Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget – Cadernos Modelab – Laercio Ferracioli – UFES
- Revista EM ABERTO – no. 57 – Janeiro – Março de 1993 (diferentes artigos sobre informática e educação)
- Uma abordagem construtivista ao ensino de fisica – Marco Antonio Moreira – caps. 1e 2
- Llearning with new information Technology in schools: perspective from the psychology of learning and instruction – E de Corte
- Coletânea de artigos sobre filosofia da ciência – Cadernos Catarinenses de Ensino de Fisica – 1996
- Computers and learning: a review of recent research – Kathy A. Krendl
- Computadores na Educação: repensando a educação . José Armando Valente
- Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciencias : Para onde vamos ? – Eduardo Fleury Mortimer