Ementa:
Algoritmos e metáforas como metalinguagem de jogos. Modelos e metamodelos. Jogos e processo recursivos em níveis hierarquizados: origens do pensamento gramatical e lógico. Sujeito epistêmico. Processos cognitivos no pensamento, nas tarefas e nas estratégias. A mediação semiótica. Cognição, atenção, memória e lógica. Jogos e ampliação do imaginário, na dimensão temporal e semântica.
Bibliografia:
- AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.
- ___________ Modificação do Comportamento. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1979.
- Bandura, A. Principles of behaviour modification. NY. Holt, Rineart e Winston. (1969).
- ___________ Teoría del Aprendizaje Social. New Jersey, Englewood Cliffs, 1977.
- ___________ Aprendizaje Social y Desarrollo de la Personalidad. 5ª edición. Madrid, Editorial Alianza, 1980.
- Metcalfe J, Shimamura AP. Preface. In: Metcalfe J; Shimamura AP, ed. Metacognition: knowing about knowing. Cambridge: The MIT Press; 1994.
- SEMINÉRIO, Franco Lo Presti . Infra-estrutura da cognição: fatores ou linguagens? Rio de Janeiro :FGV ;ISOP,1984
- ___________Infra-estrutura da cognição (II): linguagens e canais morfogenéticos .Rio de Janeiro :FGV ;ISOP,1985.
- ___________Elaboração dirigida: um caminho para o desenvolvimento metaprocessual da cognição humana Rio de Janeiro :FGV ;ISOP,1987.
- ___________ Metaprocesso: a chave do desenvolvimento cognitivo: desenvolvimento cognitivo: uma reavaliação da pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro : FGV; ISOP, 1988.