O professor Rafael Maiani de Mello foi convidado a proferir a palestra principal (keynote) no Workshop on Human Factors in Software Development (HFSD), realizado durante o IEEE International Symposium on Software Reliability Engineering (ISSRE) 2025.
A palestra, intitulada “Hey ChatGPT, are you ready to support qualitative research in software engineering? Please answer without hallucinating!”, abordou de forma provocativa e reflexiva o papel da Inteligência Artificial Generativa — como o ChatGPT — no apoio à pesquisa qualitativa em Engenharia de Software.
Maiani destacou que, nas últimas duas décadas, a comunidade científica da área tem voltado sua atenção para os aspectos humanos e sociais do desenvolvimento de software. Embora esses estudos ainda gerem debates sobre relevância e validade, a ênfase no fator humano contribuiu para a maturidade das pesquisas qualitativas e para aproximar a academia da prática profissional.
O professor ressaltou também que, desde 2023, o avanço da IA generativa vem transformando a pesquisa em Engenharia de Software, respondendo por uma parcela expressiva das publicações científicas recentes. Entretanto, o uso dessas ferramentas na pesquisa qualitativa ainda é incipiente — um tema que, segundo ele, merece discussão aberta e crítica sobre seus potenciais e limitações em todas as etapas do processo científico.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://hfsdworkshop.github.io/
