Tópicos Especiais em Métodos Científicos – MAB859

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Ementa

  • A disciplina tem como objetivo apresentar o processo de pesquisa acadêmica aos alunos de doutorado realçando as diferentes metodologias existentes e discutir as etapas de pesquisa e o seu conteúdo, enfatizando a pesquisa em Ciência da Computação.
  • Durante a disciplina, os alunos iniciam a reflexão sobre o processo que será utilizado na elaboração de suas teses e exercitam o conhecimento adquirido através da análise crítica de teses de doutorado e outros trabalhos de pesquisa. Eles também fazem a mentoria de alunos de mestrado ao longo da disciplina e participam de bancas onde seus mentorados de mestrado apresentam seus projetos. Ao final da disciplina, os alunos de doutorado apresentam seus próprios Projetos de Pesquisa a uma banca formada por professores do PPGI e convidados externos, como ex-alunos do PPGI. Os Projetos de Pesquisa versam sobre tema da linha de pesquisa do aluno e podem ser desenvolvidos posteriormente conforme diretrizes do orientador a fim de dar origem à tese final do aluno.

Para alcançar estes objetivos, a disciplina percorre os seguintes tópicos:

Ciência

  • critérios de cientificidade
  • definições: monografia / dissertação / tese
  • escolha do tema e da pergunta
  • relação entre bibliografia, pergunta da pesquisa e hipóteses

Referencial teórico

  • A leitura crítica e fichamento
  • Formatação e Referências: SiBI / UFRJ
  • Publicação e pontos: CAPES
  • Métodos Sistemáticos de Revisão de Literatura
  • Gerenciadores de documentos (referências e citações)

Metodologia de pesquisa

  • Os paradigmas de pesquisa
  • Os métodos existentes
  • O projeto da pesquisa

A execução do projeto de pesquisa

  • O questionário e a coleta de dados
  • A análise dos resultados
  • A redação da monografia

 

Bibliografia

O livro-texto da disciplina está em negrito.

  1. Alves, M., Como Escrever Teses e Monografias: um roteiro passo a passo, Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
  2. Castro, C. M., A Prática da Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
  3. Creswell, J. W., Research Design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks: Sage,1994.
  4. Creswell, J. W., Qualitative Inquiry and Research Design: choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage,1998, cap. 8, p. 139-165.
  5. Dias, D. S.; Silva, M. F.; Como Escrever uma Monografia: Manual de elaboração com exemplos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2010. (Livro-texto)
  6. Eco, U., Como Se Faz Uma Tese. 19 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
  7. Kuhn, T.S., A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1990.
  8. Luckesi, C.C. et al., Fazer Universidade. São Paulo: Cortez, 1986.
  9. Marcondes, D., Cultura e Modernidade: Ciência e Filosofia, In: Rocha, Everardo (org). Cultura e Imaginário. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. p. 19-36.
  10. Salomon, D. V., Como Fazer uma Monografia, 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  11. Selltiz, C. et al, Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: E.P.U., 1974, cap. 7.
  12. Smeltzer, L. R., Gilsdorf, J. W., How to use your time efficiently when writing. Business Horizons, p.61-64, Nov-Dec 1990.
  13. Vergara, S.C., Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 1997, 90p.
  14. Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M.C., Regnell, B., Wesslén, A., Experimentation in Software Engineering: An Introduction, 2000, 228 p., Hardcover, ISBN: 0-7923-8682-5
  15. Yin, R.K., Applications of Case Study Research. Newbury Park: Sage, 1994.