Tópicos em Informática na Educação I – MAB792

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MAB792Tópicos em Informática na Educação I

Ementa:

Variável

 

Eixo I:

Percepção do objeto de estudo (EAD/TIC)

Apresentação de estudos de casos.

Relato de experiências.

Desenvolvimento de um projeto EAD: concepção e pré-planejamento.

Eixo 2:

Fundamentação sócio-psico-pedagógica: paradigma construtivista

Levantamento de referenciais teóricos de bases sócio-interacionista.

Discussão do projeto pedagógico nos termos do Artigo 13 do Decreto No 5622 de 25/12/2005.

Desenvolvimento de um projeto EAD: apresentação e discussão do anti-projeto em sala de aula e em um fórum assíncrono ( Pii_Arena).

Eixo 3:

Instrumentação Pedagógica e Tecnológica (TIC)

Levantamento de procedimentos e instrumentos para ensino-aprendizagem-avaliação a distância.

Levantamento dos serviços de suporte e infra-estrutura adequados à realização do projeto pedagógico.

Desenvolvimento de um projeto EAD: Representação detalhada do modelo pedagógico de ensino-aprendizagem-avaliação e da infra-estrutura de apoio necessária para o projeto em tela, na forma de mapa conceitual ou de rede sistêmica.

Eixo 4:

Reflexões sobre alternativas, políticas e legislação para EAD/TIC

Globalização, sociedade do conhecimento e teoria da complexidade.

Discussão do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

Discussão do Decreto No 5622 de 25/12/2005 que regulamenta o Art. 80 da LBD de 20/12/1996

 

Bibliografia:

  • Internet e Educação a Distância Otho Jambeiro e Fernando Ramos EDUUFBA – 2002 Brasil,
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n.º 9.394 – de 20/12/1996 Brasil, DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005
  • DELORS, J., EDUCAÇÃO um tesouro a descobrir, 10o. edição, Cortez Editora, UNESCO, 2004.
  • FREIRE, P., Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo, Editora Paz e Terra, 1996.
  • MORIN E., Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro, 10o. edição, Cortez Editora, UNESCO, 2005.
  • PRIGOGINE I. e STENGERS I., A Nova Aliança, Editora UnB, 1984
  • SANTOS , L.G., Politizar as novas tecnologias- O impacto sócio-técnico da informação digital e genética, Editora 34, São Paulo, 2003.
  • SHANNON , C. e WEAVER , W. The Mathematical Theory of Communication (1949) 7a. Edição-Editora University of IllinoisPress-USA, 1978.