Modelagem Computacional e Estudos de Ciências – MAB740

Course IDCourse NameInstructorRoom NumberTime
MAB740Modelagem Computacional e Estudos de Ciências

Ementa:

Modelos conceituais, modelos intuitivos, modelos mentais: definição e classificação;

Aspectos da pesquisa sobre modelos mentais em Educação;

Modelagem e simulação no computador: um paralelo com os modelos mentais;

Linguagens e ambientes de modelagem computacional: características, exemplos;

Utilização de ambientes de modelagem computacional em Ensino de Ciências.

 

Bibliografia:

  • – Bliss, J., Mellar, H., & Ogborn, J. (1992a). Tools for Exploratory Learning Programme – Technical Report 3: Semi-quantitative Reasoning – Exploratory (ESRC Information Technology In Education Initiative – End of Award Report). King’s College London, Imperial College, Institute ofEducation – London.
  • – Bliss, J., Mellar, H., Ogborn, J., & Nash, C. (1992b). Tools for Exploratory Learning Programme – Technical Report 2: Semi-quantitative Reasoning – Expressive (ESRC Information Technology In Education Initiative – End of Award Report). King’s College London, Imperial College,Institute of Education – London.
  • – Gentner, D., & Stevens, A. (Eds.). (1983).  Mental Models. Hillsdale,NJ: Lawrence Erlbaum  Associates
  • – Hobbs, J. R., & Moore, R. C. (Eds.). (1985).  Formal Theories of the Commonsense World. Norwood, NJ:  Ablex Publishing Corporation..
  • – Johnson-Laird, P. N. (1983). Mental Models: Towards a cognitive science of language, inference and consciousness. Cambridge, MA:Harvard University Press.
  • – Kurtz dos Santos, A. C.  (1995). Introdução a Modelagem Computacional na Educação. Rio Grande: Editora da Furg – Brazil.