2019

26/6, 4a-feira, 2 PM: Design Science Research: pesquisa científica com desenvolvimento de artefatos computacionais

Seminário do PPGI/UFRJ

Dia: 26/6 – quarta-feira, 14h

Local: Anfiteatro Maria Irene Melo

Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE)- CCMN – UFRJ

Horário: 14h

Título: “Design Science Research: pesquisa científica com desenvolvimento de artefatos computacionais”

Resumo:

Muitas pesquisas em Informática envolvem o desenvolvimento de algum artefato, contudo, “algumas vezes, dissertações e teses em computação, bem como artigos científicos, ainda são fortemente caracterizados como apresentações meramente tecnológicas: sistemas, protótipos, frameworks, arquiteturas, modelos, processos, todas essas construções são técnicas, e não necessariamente ciência” (WAZLAWICK, 2008). Essa situação é ainda mais agravada pelo fato dos métodos tradicionais de pesquisa científica, como Experimento e Estudo de Caso, não pressuporem o desenvolvimento de um artefato, o que gera muitas dúvidas em pesquisadores(as) e contribui para que algumas pesquisas nessa área sejam confusas e com baixo rigor teórico-metodológico. É em Design Science Research que são encontrados fundamentos que legitimam o desenvolvimento de artefatos como um meio para a produção de conhecimentos científicos do ponto de vista epistemológico e filosófico, principalmente a partir da obra de Hebert Simon (1969) sobre “As Ciências do Artificial”. Esse paradigma epistemológico tem se popularizado muito na área de Sistemas de Informação, principalmente a partir da década de 1990. Nesta Palestra, irei discutir a relevância de DSR para garantir o rigor teórico e epistemológico-metodológico esperado das pesquisas científicas que envolvem o desenvolvimento de artefatos em Informática. Também irei exemplificar como nos apropriamos dessa abordagem para pensar-fazer as pesquisas no grupo que coordeno, especialmente a partir do exemplo da premiada pesquisa sobre “Tapetes Musicais Inteligentes”.

Mariano Pimentel é Doutor em Informática, pesquisador na área de Sistemas de Informação e Informática na Educação. É professor do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO e leciona a disciplina “Design Science Research” na Pós-Graduação em Informática (PPGI-UNIRIO). É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, que pesquisa o uso e o desenvolvimento de sistemas computacionais para comunicação voltados para educação e colaboração. É colaborador no grupo de pesquisa GPDOC – Grupo de Pesquisa em Docência e Cibercultura.

É autor do livro “Sistemas Colaborativos” (PIMENTEL; FUKS, 2011), que recebeu o Prêmio Jabuti. Seus livros mais recentes são “Internet conversation media” e “Do email ao Facebook” (disponíveis online pela Amazon). Tem extensa produção acadêmica, alcançando atualmente Índice-h = 23 http://scholar.google.com/citations?user=_UDWLSwAAAAJ.