A UFRJ FAZ 100 ANOS

A UFRJ Faz 100 Anos emerge do seu próprio processo. Trata-se de uma forma programática de demarcação institucional da contagem regressiva para uma grande efeméride nacional, o centenário em 2020 da maior universidade pública do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Programa A UFRJ Faz 100 Anos planeja que o período antecedente à sua data magna, entre os anos de 2016 e 2019, torne-se material e simbolicamente um tempo em que o cotidiano e o extraordinário, o acadêmico e o administrativo sejam compreendidos, significados e referentes em suas comemorações.

Como a UFRJ foi e é formada por várias histórias, memórias, produção, formação e lutas, todas importantes e significativas, justifica-se, neste centenário, a oportunidade do uso de um tempo para provocá-las, debatê-las e congressar com a comunidade ufrjeana a necessidade de reflexão do presente, do passado e do futuro.

A trajetória da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprova que a instituição está, na verdade, fazendo vários anos, contemplados pelas unidades mais antigas do que a sua própria existência, como a Escola Politécnica, que fará 225 anos, a Faculdade de Medicina, que fará 210 anos neste ano, e a Escola de Belas Artes. Porém, mais do que datas, o que realmente importa é que todas as unidades, novas e antigas, acadêmicas e administrativas, constroem a UFRJ. Os ciclos cronológicos constituem-se em espaços de debate e problematização do seu tempo e realidade, fazendo emergirem questões e contribuindo para entendê-las melhor dentro da sua enorme importância social, educacional, científica e cultural para a nação.

A UFRJ Faz 100 Anos só terá sentido com a participação de todas e todos, em sua grande energia acadêmica e administrativa, atualizada cotidianamente pelos estudantes, técnicos e docentes. É exatamente dessa energia permanente, no processo coletivo, que o compartilhar, rememorar, comemorar e lutar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na contagem regressiva para os próximos quatro anos, poderão alcançar o seu centenário em 2020.  A UFRJ Faz 100 Anos é resistência! Pela educação pública, gratuita e sem mordaça!

E-mail: ufrjfaz100anos@reitoria.ufrj.br